segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os mamíferos constituem o grupo mais “evoluído” do Reino Animal. Receberam este nome devido à presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas fornecem leite para os filhotes, mais nítida na espécie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e têm uma dieta muito diversificada. A pele coberta por pêlos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas ajudam a regular a temperatura tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes. O aumento do cérebro permitiu que os mamíferos se tornassem mais ágeis e inteligentes. Tegumento A pele é mole, fina, pluriestratificada e coberta por pêlos. Nela estão presentes glândulas sebáceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os pêlos. As glândulas sudoríparas secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal. A pele é o maior órgão do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes: - Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção. Alguns vertebrados possuem glândulas e pêlos associados. - Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos. - Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e mamíferos fica depositada. Também contém fibras colágenas e elásticas.

Os mamíferos constituem o grupo mais “evoluído” do Reino Animal. Receberam este nome devido à presença de glândulas mamárias, que nas fêmeas fornecem leite para os filhotes, mais nítida na espécie humana. Habitam os mais diferentes ambientes e têm uma dieta muito diversificada.
A pele coberta por pêlos, presença de glândulas sebáceas e sudoríparas ajudam a regular a temperatura tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes. O aumento do cérebro permitiu que os mamíferos se tornassem mais ágeis e inteligentes.
A pele é mole, fina, pluriestratificada e coberta por pêlos. Nela estão presentes glândulas sebáceas que secretam gordura que protege e impermeabiliza a pele e os pêlos. As glândulas sudoríparas secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal.
A pele é o maior órgão do corpo humano. Pode ser divida nas seguintes partes:
- Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção. Alguns vertebrados possuem glândulas e pêlos associados.
- Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos.
- Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e mamíferos fica depositada. Também contém fibras colágenas e elásticas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA REGIÃO

A mata atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

Atualmente da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5 % de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.

O aparecimento da Serra-do-Mar e da Mantiquiera datam da separação entre o continente Americano e Africano. No pricípio eram altas montanhas e só com os milhões de anos de erosão conseguiram suavisar essas rochas de formação antiga que sustentam o continente sulamericano. Concomitantemente evoluíram as linhagens de plantas que originaram a Mata Atlântica. Nesta época também desenvolveram-se insetos, aves e mamíferos fazendo com que hoje fauna e flora se combinem rica e complexamente.



http://educar.sc.usp.br/licenciatura/trabalhos/mataatl.htm